terça-feira, 23 de março de 2010

FSU X Eike Batista

Acho que contradição é mesmo uma palavra que vai me "perseguir" por um bom tempo. Hoje fui até o Fórum Social Urbano e assisti uma mesa que contou com a participação do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), na qual foi discutida a organização e sua criminalização por parte dos meios de comunicação e consequentemente da sociedade.
Mais a noite fui ver a palestra de boas-vindas aos calouros do curso de Administração da FGV com o tera ricasso Eike Batista. Fiquei assustada com o quanto ele é pretencioso com suas construções megalomaníacas, com os seus 100 lincenciamentos ambientais, com o quanto seu dinheiro se multiplica rapidamente e principalmente do quanto ele apoia esses megaeventos como a copa e as olimpiadas por que isso traz investimentos para a cidade, ou seja, para seus negócios como o Hotel Glória por exemplo.
Pois é, é até difícil fazer uma análise de discussões tão opostas com as quais me deparei num mesmo dia. Em um momento eu vejo o quanto as pessoas precisam se unir para lutar por um mundo melhor e diferente, e logo depois me deparo com um dos caras mais ricos do mundo tentando "ensinar" o caminho para ser bem sucedido e rumar para o individualismo onde o melhor é cuidar do seu umbigo e explorar a força de trabalho do próximo.
Pois é, quanta contradição não é mesmo? e o que me deixa mais intrigada é que o público a quem era direcionada as palestras eram jovens. A questão que me faço é como esses jovens foram impactados e o que eles levarão e farão daqui por diante? A resposta eu não tenho, contudo eu sei que não dá é pra ficar parado, esperando as ações da empresa do Eike renderem enquanto tem pessoas sendo desabrigadas para a construção de barragens sem indenizações. O primeiro passo? abrir a discussão para acréscimos, correções, críticas, elogios e tudo mais que quizerem comentar por aqui.

Obrigada.

Um comentário: